REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA SISTEL NO PRÓXIMO DIA 30 PODERÁ DEFINIR O FUTURO DO PAMA E DO SUPERAVIT DO PBS-A

Dois importantes assuntos, que afetam diretamente os participantes dos planos PAMA e PBS-A, estarão em pauta na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, dia 30/05:

  • Apresentação da Telebras a respeito da metodologia utilizada para calcular e concluir que tem direito a 68% do superavit do plano PBS-A, conforme já divulgado;
  • Demonstração, pela auditoria contatada pela Sistel, da situação financeira do plano PAMA e seu aditivo PCE.

Conforme este Blog vem afirmando reiteradamente e em primeira mão, há quase um ano, a situação do PAMA, somente mediante uma simples análise de seus Relatórios de Desempenho dos últimos meses, demonstra estar crítica e possivelmente periga ao esgotamento de suas reservas em poucos anos, caso recursos de soma não sejam injetados a curto prazo no plano, opinião esta que não é compartilhada pela maioria dos dirigentes de nosso meio.

Infelizmente são poucas as fontes de consulta, disponíveis pelos participantes, para ter-se a certeza desta conclusão, porem espera-se que os resultados a serem apresentados na reunião possam esclarecer de uma vez por todas a real situação do plano.
Até hoje, os participantes só tiveram notícia de uma única proposta apresentada no sentido de tentar sanar o plano, qual seja, transferir parte ou integralmente o superavit do plano PBS-A ao plano PAMA, de autoria da ASTEL-SP e que aparentemente continha o apoio de algumas patrocinadoras, mas que não obteve repercussão junto as outras Associações e a FENAPAS.
Na semana passada a FENAPAS apresentou uma solicitação à Sistel requerendo que os cálculos a serem apresentados na reunião do Conselho Deliberativo sejam a ela repassados para que também verifique a situação do plano.
Esperamos que as notícias advindas da reunião sejam melhores que as até hoje projetadas e encontre-se uma solução definitiva ao impasse e que satisfaça pelo menos a maioria dos participantes.
O que parece evidente até o momento é que todas as partes envolvidas na questão deverão abrir mão de algo para solucionar o problema.
Aguardemos os resultados.
Fonte: Vida de Aposentado em Telecom

Uma ideia sobre “REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA SISTEL NO PRÓXIMO DIA 30 PODERÁ DEFINIR O FUTURO DO PAMA E DO SUPERAVIT DO PBS-A

  1. A proposta da ASTEL- SP não concordo, é uma proposta INJUSTA para os participantes do PCE, porque digo isto, na época quando sugerida a migração, a SISTEL propôs o parcelamento das dividas. Alguns participantes não fizeram a migração até por dificuldades financeira, acredito, que nestes casos a SISTEL tentou fazer o possível para sua migração. INFELIZMENTE uma outra parte quis usar a famosa lei do Gerson, levar vantagem, não pagar o PCE e quando for preciso usar e sua divida for alta, dá-se um jeito. Eu inclusive recebi esta resposta de um colega. Colocaríamos dinheiro no PAMA e voltaríamos a beneficiar os ditos espertos ou seja os péssimos colegas que só pensam NELES o resto que dane-se.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>