TODOS OS PLANOS DEVEM MOSTRAR ADERÊNCIA

 
   
Todos os planos devem ter qualificada e fundamentada a sua aderência às hipóteses e premissas atuariais, mas as conclusões devem ficar guardadas, para serem mostradas à fiscalização caso necessário. Apenas as entidades que quiserem ser autorizadas a praticar taxa de juros acima de 5,75% este ano estarão obrigadas a produzir um estudo de aderência e adequação mais profundo e enviá-lo à Previc, explica o Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos da autarquia, Edevaldo Fernandes da Silva.“O estudo não deve ser feito com o fundo pensando em justificar-se perante a Previc, mas sim em criar um fluxo de informações que permita à entidade conhecer melhor a si mesmo e a sua capacidade de honrar os compromissos futuros, entender enfim a lógica e a estrutura do plano”, resume Edevaldo. O que se deseja é abrir verdadeiramente os fluxos de investimentos e de benefícios pagos, tudo dentro de uma visão de longo prazo.

“Com certeza as áreas de investimento e de benefícios vão precisar conversar mais”, observa Edevaldo.

O atuário Antonio Fernando Gazzoni, da Gama Consultoria Atuarial, sugere aperfeiçoamentos. Propõe que seja permitido também aos gestores de planos deficitários a possbilidade de solicitarem a manutenção da taxa de juros acima de 5,75%.

Gazzoni sugere também que as entidades que venham  a fazer a solicitação em 2013, fornecendo toda a extensa documentação requerida, possam se desejar retornar em 2014 com um pedido no mesmo sentido mas simplificado. Isto é, que não lhes seja exigido tudo outra vez.                                                                  

Reginaldo José Camilo, representante das entidades no CNPC, faz uma análise cuidadosa nas novas normas e observa que “os custos precisam ser compatíveis”, mesmo porque o custeio passa a estar no centro das preocupações nesse novo ambiente de juros mais baixos.

Retirada de Patrocínio

Em relação à nova resolução da retirada de patrocínio, o martelo deverá ser batido em uma reunião do CNPC ainda em maio.

Fonte: Diário dos Fundos de Pensão 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>