EM DEFESA DE UM LEGADO

O Presidente José de Souza Mendonça enviou ontem à Editora Abril, por conta de comentários postados em blog da Veja.com , correspondência em que defende a memória e o legado do ex-ministro Luiz Gushiken, agora falecido. Abaixo, a íntegra da mensagem:

“Inverdades devem ser corrigidas e, ainda mais, se acompanhadas de um ataque à memória de um brasileiro ao qual o País tanto deve. A propósito, é a respeito dessa dívida do Brasil com o ex-ministro Luiz Gushiken, agora falecido, que trata esta nossa mensagem a VEJA, uma vez que a sua perda atinge indistintamente a todo o sistema fechado de previdência complementar.

É inquestionável o muito que Luiz Gushiken contribuiu para fortalecer o sistema. Ninguém tem dúvidas de que o ex-ministro foi a maior cabeça por trás das palavras e atos dos primeiros anos do governo Lula em favor da regulação e das melhores práticas nos fundos de pensão, claramente colocados como uma prioridade da então nova administração. Gushiken viu como poucos o muito que a poupança previdenciária capitalizada poderia fazer e de fato está fazendo pelos trabalhadores e pelo País.

O jornalista Reinaldo Azevedo foi não apenas deselegante, pelo momento escolhido para desferir o seu ataque, mas especialmente injusto. Investigações comandadas por CPI constituída no Congresso não atingiram Gushiken, como de resto em suas conclusões na prática isentaram os fundos de pensão.

Na verdade, os fundos de pensão são hoje e cada vez mais reconhecidos como modelos de governança e do uso de controles apropriados e, se avançou tanto na gestão, não há melhor momento para lembrar disso do que agora que nos despedimos de Gushiken e nos comprometemos a valorizar sempre o seu legado.

A admiração que nutrimos por VEJA, por seu compromisso com a visão plural que está na essência do bom jornalismo, é o que nos fez escrever à revista, que com certeza saberá levar a nossa mensagem aos leitores em suas diferentes plataformas.”

Fonte: Diário dos Fundos de Pensão

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>