PLANOS CPQD: PLANOS PAMA E PBS-A SÃO OS ÚNICOS QUE ULTRAPASSARAM A META EM 2014. PLANOS PBS E PREV DO CPQD RENDERAM 0,95% EM ABRIL, ABAIXO DA META MENSAL

As rentabilidades de abril de 2014 dos 3 planos exclusivos do CPqD (CPqDPrev, InovaPrev e PBS-CPqD) ficaram abaixo da meta de rentabilidade (1,09%) devido principalmente ao baixo retorno das aplicações em renda variável e apresentaram os seguintes resultados, respectivamente: 0,95%, 0,94% e 0,95%.

Os 3 planos ainda não alcançaram a meta acumulada em 2014 (4,19%), porem os resultados começam a mostrar uma recuperação lenta.
Numa comparação entre CPqDPrev e InovaPrev, desprezando-se o mês de janeiro, em que não existia o InovaPrev, o primeiro plano rendeu 3,13%, enquanto o InovaPrev rendeu 3,16%.

Com relação aos planos Sistel não exclusivos do CPqD, o PBS-A rendeu em abril 2,72% (bem acima dos 3 planos do CPqD), enquanto o PAMA surpreendeu e rendeu 3,04%, pois só possuir aplicações em renda fixa.
No acumulado do ano, o PBS-A rendeu 4,46% e o PAMA 7,14%, ambos acima da meta prevista para os 4 primeiros meses de 2014, que é de 4,19%. Alias, estes dois planos da Sistel são os únicos que encontram-se nesta situação privilegiada.
Esperamos que os resultados da Sistel, no tocante aos planos do CPqD, melhorem nos próximos meses.

Fonte: Vida de Aposentado em Telecom

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA SISTEL NO PRÓXIMO DIA 30 PODERÁ DEFINIR O FUTURO DO PAMA E DO SUPERAVIT DO PBS-A

Dois importantes assuntos, que afetam diretamente os participantes dos planos PAMA e PBS-A, estarão em pauta na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, dia 30/05:

  • Apresentação da Telebras a respeito da metodologia utilizada para calcular e concluir que tem direito a 68% do superavit do plano PBS-A, conforme já divulgado;
  • Demonstração, pela auditoria contatada pela Sistel, da situação financeira do plano PAMA e seu aditivo PCE.

Conforme este Blog vem afirmando reiteradamente e em primeira mão, há quase um ano, a situação do PAMA, somente mediante uma simples análise de seus Relatórios de Desempenho dos últimos meses, demonstra estar crítica e possivelmente periga ao esgotamento de suas reservas em poucos anos, caso recursos de soma não sejam injetados a curto prazo no plano, opinião esta que não é compartilhada pela maioria dos dirigentes de nosso meio.

Infelizmente são poucas as fontes de consulta, disponíveis pelos participantes, para ter-se a certeza desta conclusão, porem espera-se que os resultados a serem apresentados na reunião possam esclarecer de uma vez por todas a real situação do plano.
Até hoje, os participantes só tiveram notícia de uma única proposta apresentada no sentido de tentar sanar o plano, qual seja, transferir parte ou integralmente o superavit do plano PBS-A ao plano PAMA, de autoria da ASTEL-SP e que aparentemente continha o apoio de algumas patrocinadoras, mas que não obteve repercussão junto as outras Associações e a FENAPAS.
Na semana passada a FENAPAS apresentou uma solicitação à Sistel requerendo que os cálculos a serem apresentados na reunião do Conselho Deliberativo sejam a ela repassados para que também verifique a situação do plano.
Esperamos que as notícias advindas da reunião sejam melhores que as até hoje projetadas e encontre-se uma solução definitiva ao impasse e que satisfaça pelo menos a maioria dos participantes.
O que parece evidente até o momento é que todas as partes envolvidas na questão deverão abrir mão de algo para solucionar o problema.
Aguardemos os resultados.
Fonte: Vida de Aposentado em Telecom

PAMA e PCE Carta da FENAPAS à Sistel

         A situação de nosso Plano de Saúde está gerando inquietações entre os aposentados e pensionistas dos planos PBS.

         Na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sistel deve ser apresentado o resultado de uma segunda auditoria sobre a situação do PAMA.

As Associações na Assembleia Geral Extraordinária da FENAPAS redigiram-se uma Carta, solicitando à Sistel a apresentação da Auditoria e que o material seja fornecido à FENAPAS, para análise das propostas para a sobrevivência do PAMA e PCE.

Veja a Carta entregue à Sistel:

Fonte: Site da FENAPAS

FENAPAS AGO e AGE em Curitiba dias 7 e 8 de maio

        A Assembleia Geral Ordinária foi iniciada pelo Presidente com a apresentação da Mensagem da Diretoria com um resumo das principais atividades realizadas em 2013/2014 e avaliação do contexto atual e perspectivas. Na Mensagem da Diretoria, foram destacadas as Parcerias e Colaborações.

O Conselho Fiscal tendo analisado as contas de 2013 recomendou a sua aprovação, que foi aprovado por unanimidade. A Diretora Financeira Lis Gabardo apresentou o Balanço de 2013 e o Orçamento de 2014, que foi aprovado por unanimidade. Solicitou-se detalhamento adicional no Plano de Contas.

A seguir iniciou-se a Assembleia Geral Extraordinária.

O retorno da APAS-RJ à FENAPAS, que já havia sido aceito pela Diretoria e pela Presidência do Conselho foi aprovada por unanimidade. Todos os participantes da AGE, declararam a satisfação pelo retorno da APAS-RJ à FENAPAS, que fortalece a nossa luta e tem um significado muito especial.

O desligamento da ASTEL-ESP, solicitado por e_mail datado de 01/04/2014, pelo seu presidente, aceito anteriormente pela Diretoria e Presidência do Conselho foi aprovado por unanimidade. Todos os participantes lamentaram a decisão do presidente da ASTEL-ESP.

Foi abordada a adequação do Estatuto ao contexto atual e decidiu-se por unanimidade que o período de gestão será de três anos com possibilidade de reeleição.

Quanto ao Superávit do PBS-A foi informado que a Telebrás ficou de reunir-se com o CD da Sistel. Só após esta reunião poderemos definir os próximos passos. Após deliberação concluiu-se pelo posicionamento contrário à alocação de recursos do Superávit do PBS-A, enquanto não for fornecido pela Sistel o estudo detalhado sobre a situação do PAMA.

A Assembleia aprovou por unanimidade a redação de uma carta para a Sistel, solicitando as informações contábeis e atuariais que tem embasado a fundação a sugerir que o PAMA não tem o folego financeiro necessário. A Carta foi assinada por todos os presentes, delegados, conselheiros eleitos ou convidados que possuem o PAMA e o PCE.

Foi abordado que o novo Regulamento Eleitoral da Sistel exigirá, de nós, uma maior União e Espirito Associativo das Associações e da FENAPAS e que precisaremos de procedimentos diferentes nas próximas eleições.

Em nome de todos os presentes, a FENAPAS transmite os agradecimentos, à anfitriã Astelpar, na pessoa do Cardozo (seu Presidente) pela recepção cordial e fraterna.

Veja a Mensagem da Diretoria na AGO

Veja mais fotos da AGO e AGE

Fonte: site da Fenapas

REUNIÃO DA FENAPAS EM CURITIBA TEVE A PRESENÇA DA AAPT

Nos dias 07 e 8/5/2014, em Curitiba-PR, a AAPT foi convidada a participar das reuniões Ordinária e Extraordinária da FENAPAS. Representando a AAPT seguiu viagem o Presidente José Marinaldo Lula Leite. Conforme edital os assuntos discutidos foram:

A – Aprovação do Balanço de 2013:
B – Desfiliação da Astel-Esp;
C – Refiliação da Apas-RJ;
D – Adequação do Estatuto;
E – Situação do Superávit;
F – Situação do Pama-Pce;
G – Assuntos Gerais.

Após rigorosa verificação nas contas do exercício 2013, o Conselho Fiscal através de ata recomendou a AGO aprovar o referido Balanço, o que foi atendido após apresentação e debates com Diretora Financeira, Sra. Lis Gabardi. Foi solicitado que as Receitas Futuras Ações sejam revertidas para Provisões e que as Despesas com viagem dos Diretores sejam abertas no próximo ano.
Quanto à desfiliação da Astel-ESP, o Presidente Sr. Ítalo Portinari Greggio, através de ofício solicitou o desligamento da sua associação dos quadros da Fenapas. Os Delegados presentes a reunião, lamentaram o ocorrido e diante dos fatos relatados entre eles decisões pessoais como, por exemplo, o da criação de nova Diretoria na Sistel, fato que acarretará considerável acréscimo de despesas que serão suportadas com os recursos de nossos planos previdenciários e da mesma forma, na questão das alterações no Regimento eleitoral onde ficou viável a intenção da Sistel de reduzir a importância da Fenapas e das Associações nas próximas eleições. Diante desses e outros procedimentos, todos os delegados foram a favor do desligamento da ASTEL-ESP.
A APAS-RJ anos atrás, quando a mesma era Presidida pelo Sr. Sebastião Tavares foi também desfiliada da Fenapas. Atualmente na Presidência do Sr. Carlos Alberto Burlamaqui a mesma retornou ao convívio da Fenapas o que agradou a todos os presentes. Unidos seremos mais fortes.
No que se refere aos estatutos da FENAPAS, haverá modificação quanto à duração do mandato, passará de dois (2) para três (3) anos a partir da próxima eleição que será realizada em 2015, com direito a reeleição os componentes da chapa vitoriosa.
O superávit está ainda em questão desde a colocação da Telebrás em anunciar que ela teria a participação de 68% e os assistidos 32%. Haverá uma reunião no final do mês (30-5-2014) da Telebrás com o Conselho Deliberativo da Sistel para definir sua posição.  A Fenapas está providenciando medidas que serão divulgadas após o resultado da reunião mencionada.
Em se tratando de PAMAe PCE, a Fenapas é contrária a distribuição do Superávit para os referidos planos. Será enviado um oficio solicitando da Sistel os esclarecimentos devidamente comprovados dos aumentos nas contribuições do Pama e Pce. Saber a maneira que ocasionou o déficit de R$180 milhões a menor no plano de saúde.
Finalmente os assuntos gerais, foram discutidos:
1 – Nova reunião será marcada para discutir como proceder nas eleições da Sistel.
2 – Eleições da Atlântico – A Previc está para dar parecer sobre eleições da Fundação Atlântico;
3 – Solicitar da Sistel a abertura dos procedimentos contábeis do Pama e PCE. Cada associação formar um grupo para analisar os Balanços da Sistel. Em caso de dificuldade solicitar da Sistel os meios que faça com que as dificuldades sejam excluídas. Mandar as solicitações c/cópia a Previc;
4 – Mudança da Sistel p/ o Rio de Janeiro – Qual a vantagem dessa mudança?
5 – Os aposentados da Tim que estão filiados a ICATU, votar nos nomes indicados pela Fenapas para formação do Conselho Fiscal. A eleição será no próximo dia 16/5/2014 os npmes dos candidatos indicados pela Fenapas são: ALTEVIR e ROQUE.

Em resumo foram esses itens que foram discutidos nas reuniões dos dias 7 e 8/5/2014.

Jose Marinaldo Lula Leite 
Delegado da AAPT
Fonte: Blog da AAPT

ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS DO ICATUFMP (PLANOS DA TIM)

A FENAPAS emitiu nota recomendando dois candidatos ligados a área de telecom a conselheiros do IcatuFMP que administra dentre outros Planos, os Planos da TIM (PBS-TIM, TIMPREV, etc).

As eleições abrem uma vaga para o CD e uma vaga para o CF  (ninguém se inscreveu para o CF).
Dos quatro candidatos inscritos, o Altevir e o Roque são os únicos da área de telecomunicações (Telepar e depois TIM), eles são Associados da Astelpar e participam do grupo que analisa sistematicamente o desempenho dos Planos Tim e os questionamentos feitos por eles à PREVIC, provocaram a correção do processo de transferência dos Planos TIM do HSBC para o IcatuFMP.

A Fenapas solicitou informar aos Associados dos Planos TIM, sobre a importância de votar e que pelo histórico  deles, recomenda o voto em qualquer dos dois companheiros (Altevir ou Roque).
Fonte: Fenapas 

APAS-RJ solicita à SISTEL explicações sobre o PAMA e o seu balanço

No dia 28 de Abril passado, a APAS-RJ enviou ao Presidente da Sistel, Sr. Wilson Duarte Delfino, a carta abaixo, solicitando explicações sobre o PAMA e o seu balanço. Veja a íntegra:

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2014.

Ct. 009/14 – PR

Ao Sr.

Wilson Duarte Delfino

Presidente da Sistel

Assunto: PAMA

Prezado Presidente,

Dirijo-me a V. Sª. para solicitar sua atenção para alguns problemas relativos ao Plano de Assistência Médica ao Aposentado – PAMA e ao Programa de Benefícios Adicionais do PAMA-PCE.

É sabido que, no final de 2012, as contribuições mensais para os participantes que aderiram ao PCE foram corrigidas em 12,5% com base em estudo atuarial que indicava a necessidade de um ajuste de 25%. Apesar de o Regulamento do Programa prever reajuste técnico atuarial somente no terceiro ano, foi antecipada a metade do reajuste com o intuito de diminuir o impacto da correção no ano seguinte.

Para nossa surpresa, no final de 2013, o reajuste foi de 32,6%, ou seja, uma correção de 49,2% em dois anos, bem acima do reajuste no período de qualquer plano de saúde no Brasil. Para nós, tal acréscimo adicional foi apresentado sem que tivéssemos tido conhecimento do estudo atuarial que justificasse as duas correções com índices muito acima dos reajustes dos benefícios do INSS e das suplementações previdenciárias (PBS-A).

Enquanto aguardamos a apresentação dos estudos atuariais que ensejaram tais aumentos, além da preocupação dos usuários do PAMA de que os recursos não resistam por mais três anos, procuramos analisar os balanços dos últimos quatro anos. Entretanto, as informações constantes dos balanços não nos permitem fazer qualquer análise comparativa.

Nos balancetes de 2010, 2011 e 2012, são apresentadas as despesas médicas abertas por tipo de procedimento e por operadora e não são apresentadas, separadamente, as despesas do PAMA e do programa PCE, não nos sendo possível chegar à conclusão com relação às correções das contribuições para o programa PCE.

Já o balancete de 2013 tem a estrutura do plano de contas modificada, não apresentando os custos médicos abertos pelos diversos procedimentos, mas apenas por operadora, não nos sendo possível analisar os incrementos de custos das diversas rubricas. Porém, foi criada uma nova subconta PAMA-PCE. Nesta nova estrutura, as despesas são agrupadas em PAMA tradicional e PAMA-PCE. Pelos valores atribuídos a cada subconta, percebe-se que a subconta PAMA-PCE não corresponde aos gastos do programa de benefícios adicionais, pois o valor é da ordem de 3,5 vezes maior que o da subconta PAMA tradicional, o que nos parece inadmissível.

O programa PCE cobre apenas os benefícios adicionais. Por exemplo: no caso de internação, o PAMA paga da ordem de 60% dos custos e o programa PCE paga os restantes 40% que deveriam ser pagos pelo assistido que não aderiu ao Programa. Logo, a subconta PAMA-PCE, se representasse apenas os custos do programa PCE, deveria ser inferior à da subconta PAMA Tradicional, que envolve a maioria dos custos.

Face ao acima exposto, solicitamos a gentileza de:

a)      informar qual a motivação para a mudança da estrutura do plano de contas e quais os benefícios advindos dessa mudança; e

b)      corrigir os lançamentos contábeis, alocando as reais despesas do PAMA e do PAMA-PCE em suas  contas adequadas.

Atenciosamente

Carlos Alberto de O. C. Burlamaqui

Presidente

SISTEL PRESENTE EM JOÃO PESSOA

Adriana Meireles (Diretora de Benefícios)

Conforme foi amplamente divulgado, no dia 30/4/2014, no hotel Ouro Branco, na Praia de Tambaú, João Pessoa-Pb, os aposentados e pensionistas tiveram a oportunidade de assistir mais uma apresentação do Sistel Presente.

Teste de Glicemia

Testes de glicemia, verificação de pressão, medida da cintura deram inicio ao evento.

Em seguida a Diretora de Benefícios, Adriana Meireles falou sobre a via cruzes do Superávit. Deixou clara a dificuldade que a Fundação encontra na distribuição, pois as patrocinadoras pleiteiam (68%) percentuais que são questionados pela Fenapas. Dias depois o percentual passa (50%) para ambas as partes e novamente não houve consenso.
Ana Cristina(Coordenadora)

A Telebrás entrou na conversa e afirmou que sua parte era de 68% e 32 para os assistidos, deixando de lado as patrocinadoras Oi, Telefônicas etc.

Segundo Adriana, a Sistel entrou em entendimento com as patrocinadoras que acordaram de receber os cinquenta (50%) e complementar os 18% da Telebrás.
Diversos assistidos fizeram questionamentos, entre um deles era a formação de um abaixo assinado devidamente registrado em cartório com a finalidade de solicitar uma audiência com a Previc.
Quanto ao plano de saúde Adriana fez um breve relato dos 32,6% de aumento nas contribuições dos planos. Afirmou que a classe dos assistidos está envelhecendo e consequentemente à procura de procedimentos médicos aumentam. Outra questão foi o aparecimento de novas tecnologias que fazem com que haja aumento nas cirurgias médicas.
Alertou aos associados que desejam voltar do Pama-PCE para o Pama que evitem esse retorno, façam uma análise para que no futuro não se arrependam.
Foram feitas diversas perguntas sobre os planos de saúde sendo todas respondidas.
Uma das perguntas foi: Quem assume a situação dos Planos em situação deficitária? A resposta foi que é complexo já que a Lei 6.435/77 afirma uma coisa e a lei 109 diz outra.
No inicio do assunto do plano de saúde a Diretora de Seguridade relembrou que no ano anterior liberou a rede Bradesco Saúde para os procedimentos de consultas e exames. Quanto a liberação da parte cirúrgica foi feito um estudo financeiro e chegou a conclusão que é inviável no momento.
Outros questionamentos foram anotados para averiguação entre eles o pagamento dos portadores do PAMA-PCE nas cirurgias as equipes auxiliaresque não são conveniadas pela Bradesco. Médicos estão cortando os convênios com o Bradesco pelos atrasos dos pagamentos dos seus serviços médicos e questionam também os valores de tabela estão defasados.
Fisioterapia para os presentes

Dando continuidade aos trabalhos, a coordenadora do evento Ana Cristina, apresentou uma fisioterapeuta que solicitou dos presentes para uma série de exercícios, sorteando no final brindes.

Em seguida houve uma apresentação bastante interessante de como a Sistel investe no mercado financeiro. Houve exercícios onde o apresentador ficou satisfeito com os resultados dos presentes. Como ninguém é de ferro, uma mesa com diversos salgadinhos, sucos e café foi oferecida no intervalo. O Presidente da AAPT José Marinaldo Lula Leite esteve presente juntamente com o Vice-Presidente, Hélio Teófanes de Oliveira e a Diretora Social, Aparecida Arnaud.
Quanto ao abaixo assinado proposto e solicitado por um dos presentes para que a Associação tomasse as providências, como resposta asseguramos que será providenciado e tão logo esteja concluído será registrado em cartório e enviado a nossa Federação para os devidos fins. Nas reuniões dos dias 7 e 8/5/2014, em Curitiba, onde as associações coirmãs estarão presentes, solicitaremos que elas também participem.
Fonte: Site da AAPT

ESTATUTO DA SISTEL NECESSITA SER REFORMULADO URGENTEMENTE E REPRESENTANTES DOS PARTICIPANTES NECESSITAM AGIR

Enquanto os Participantes e seus representantes forem coniventes e mantiverem nos Conselhos da Sistel uma maioria representativa de patrocinadoras como a Oi e Vivo, que não contribuem há anos com os planos da Sistel, que patrocinam e mantêm planos em outras entidades (Atlântico e Visão) e que têm como único objetivo auferir lucros sobre superavits de planos da Sistel que não mais lhes pertence, alem de constantemente bloquearem os direitos dos Participantes de receber seus direitos legais, não se chegará a lugar algum.

Está mais que provado que são os Participantes dos planos que mais contribuem com a Sistel (77% do total em 2013, podendo chegar a 80% em 2014) há mais de uma década e desta forma devem ter, no mínimo, o direito a possuir o mesmo número de cadeiras e consequente representatividade nos Conselhos, da mesma forma que têm o direito a possuir uma representatividade na Diretoria Executiva da Sistel, como fazem as outras EFPC, embasadas legalmente pela Lei Complementar 109, que define que “1/3 da representatividade dos Participantes é o mínimo legal tolerável”.

Se os nossos representantes eleitos atuais nos Conselhos, mesmo em minoria de 1/3, não agirem imediatamente nesse sentido, da reformulação a partir de agora, nunca teremos uma entidade verdadeiramente democrática, justa e de direito, com forças equilibradas.
Constar simplesmente na plataforma política dos Conselheiros que foram eleitos, através da chapa vencedora, a intensão de buscar a paridade nos Conselhos, não significa mais nada nos dias de hoje.
O que os Participantes realmente almejam e necessitam são ações claras neste sentido, ações estas que ainda não foram nem iniciadas, mesmo passado dois anos do mandato.

Se faltavam argumentos para a reformulação do Estatuto da Sistel, agora esta desculpa não é mais tolerada, principalmente devido ao comportamento que as pretensas patrocinadoras têm demonstrado nestes dois últimos anos em relação a distribuição do superavit do plano PBS-A, com a conivência da Sistel e Previc.

Caso a reformulação do Estatuto realmente não seja possível através da via administrativa (que ainda não foi efetivamente tentada), que os Conselheiros eleitos, em conjunto com a Fenapas e Associações, se unam e busquem uma saída jurídica ao impasse.
Conforme já mencionado em ocasiões anteriores neste Blog, agora, mais do que nunca, é necessário a união de todos e passarmos a agir nesse sentido de defesa dos Participantes, caso contrário só estaremos cumprindo o papel de agentes manipulados.
É hora de agir, Senhores!

Fonte: Vida de Aposentado em Telecom

SISTEL: DIVULGADO O RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO DA SISTEL DE 2013. PERCENTUAIS DE PARTICIPAÇÃO CONTRIBUTIVA AOS PLANOS, NÚMERO DE PATROCINADORAS QUE CONTRIBUEM E SUPERAVIT TÉCNICO CHAMAM A ATENÇÃO

Uma leitura sobre o Relatório de Administração de 2013 da Sistel traz algumas informações interessantes e pouco conhecidas dos participantes dos 8 planos previdenciais e do único assistencial (PAMA):

  • Em 2013, 5 planos eram da modalidade BD (PBS: Aposentados, Telebras, CPqD, Sistel e TN Cel), 2 eram CV (Prev: Telebras e CPqD) e 1 CD (Celprev Amazônia) ;
  • Em 2014 iniciou-se um novo plano CD na Sistel (InovaPrev);
  • Em 2014, 2 planos sairão oficialmente da Sistel sendo transferidos para a Fundação Atlântico (PBS-TN Celular e CelPrev Amazônia);
  • Em 2014 ficarão portanto 7 planos previdenciários na Sistel;
  • Para os 8 planos existentes em 2013, oficialmente existiam nomeadas 14 patrocinadoras, que na verdade resumiam-se em 6 empresas e suas coligadas (Oi, Vivo, Telebras, CPqD, TIM e Sistel que “patrocinam” o PBS-A).;
  • As patrocinadoras Telebras e CPqD, alem do PBS-A, possuem outros 5 planos da Sistel, específicos a seus empregados (ou ex);
  • As patrocinadoras Oi, Vivo e TIM só mantem-se nominalmente como “patrocinadoras” da Sistel devido aos compromissos com os assistidos do PBS-A e não contribuem com o plano há anos. Todos seus outros participantes (ativos e assistidos) não pertencem mais a Sistel, mas às Fundações de Previdência Atlântico e Visão Prev;
  • O plano CPqDPrev oficialmente possui 4 patrocinadores, todas empresas coligadas ao CPqD;
  • O novo plano InovaPrev oficialmente possui 6 patrocinadores, todas empresas coligadas ao CPqD;
  • Em resumo, em 2014 teremos nominalmente 6 conglomerados patrocinadores de 7 planos da Sistel: Oi, Vivo, Telebras, CPqD, TIM e Sistel, sendo que somente 2 (CPqD e Telebras) seguirão contribuindo no custeio previdencial dos planos da Sistel (a Sistel contribuiu para seu plano próprio somente R$ 14 mil em 2013);
  • 77% das receitas contributivas da Sistel em 2013 foram feitas exclusivamente por participantes ativos e assistidos;
  • Os 23% restantes de contribuição para a Sistel vieram exclusivamente das patrocinadoras CPqD e Telebras;
  • Somente o CPqD contribuiu com 89% deste montante, ficando a Telebras com apenas 10,3% , enquanto a Oi, que não contribuirá mais devido a transferência de seus 2 planos neste ano, participou com 0,7%;
  • Com isso a Participação Contributiva total aos planos da Sistel em 2014 ficará em torno de: 77% dos participantes, 20,5% do CPqD e 2,4% da Telebras;
  • A idade média dos participantes da Sistel varia de 41 anos (CPqDPrev) a 67 anos (PBS-A);
  • O custeio administrativo (Taxa de Administração) da Sistel é baseado em 9% das receitas de contribuições previdenciárias dos planos BD e 5% dos planos CV e CD, alem dos rendimentos financeiros, que representaram sozinho 65% do total;
  • Em 2013 os planos que mais contribuíram no custeio administrativo da Sistel foram: PBS-A (54%), PAMA (34%) e CPqPrev (7,4%);
  • Em 2013 o resultado consolidado da Sistel apresentou uma perda de R$ 948 mil em relação a 2012, enquanto em 2012 obteve um ganho de R$ 415 mil em relação a 2011;
  • O patrimônio da Sistel em 2013 apresentou uma perda de 9,5% em relação a 2013. Mesmo assim, fechou 2013 com um superavit técnico de R$ 2 bilhões (diferença entre o patrimônio de cobertura de todos seus planos e as provisões matemáticas para pagar todos participantes e beneficiários). Deste, R$ 1,7 bilhões ingressaram na Reserva de Contingência e R$ 333 mil foram para a Reserva Especial, destinada a possível distribuição de superávits aos participantes);
  • O plano que mais contribuiu com o superavit da Sistel foi o PBS-A com 91%, TelebrasPrev com 7% e PBS-Telebras com 1,7%, enquanto o PBS-CPqD foi o único plano que apresentou déficit -0,25%. Os outros planos praticamente empataram;
  • Em termos de Fundos de Gestão Previdenciais (destinados a emergências e provisões para pagamento de ações), que não são contabilizados no superavit técnico acima, fechou 2013 com R$ 2,8 bilhões;
  • O plano que possui maior participação no fundo de gestão previdencial é o PBS-A com 92% do total, seguido do PBS-Telebras com 3,4%, TelebrasPrev com 2,7% e CPqDPrev com 1,8%.
Nota da Redação: Três importantes informações chamam a atenção dos participantes da Sistel ao tomarem conhecimento dos relatórios RA e RAI de 2013:
  1. Só passam de fato a existir duas patrocinaras que contribuirão com os planos da Sistel: CPqD (90%) e Telebras (10%), ambas totalizando somente 23% da receita contributiva ou custeio previdencial da Sistel;
  2. 77% da receita contributiva da Sistel é atualmente proveniente dos participantes (ativos e assistidos);
  3. Apesar da perda de quase R$ 1 bilhão em 2013, o superavit técnico da Sistel segue positivo em mais de R$ 2 bilhões.
Conclusão: A luz dos dados divulgados pela Sistel, é imperativo rever-se o mais rápido possível o Estatuto da Sistel no tocante a participação proporcional das empresas realmente patrocinadoras e ao mesmo tempo efetivar-se prontamente a aprovação da tão desejada paridade entre membros representantes das patrocinadoras e participantes nos dois Conselhos, alem da criação de uma nova Diretoria com assento do representante dos participantes.
Fonte: Vida de Aposentado em Telecom