PLANOS CPQD: PLANOS PAMA E PBS-A SÃO OS ÚNICOS QUE ULTRAPASSARAM A META EM 2014. PLANOS PBS E PREV DO CPQD RENDERAM 0,95% EM ABRIL, ABAIXO DA META MENSAL

As rentabilidades de abril de 2014 dos 3 planos exclusivos do CPqD (CPqDPrev, InovaPrev e PBS-CPqD) ficaram abaixo da meta de rentabilidade (1,09%) devido principalmente ao baixo retorno das aplicações em renda variável e apresentaram os seguintes resultados, respectivamente: 0,95%, 0,94% e 0,95%.

Os 3 planos ainda não alcançaram a meta acumulada em 2014 (4,19%), porem os resultados começam a mostrar uma recuperação lenta.
Numa comparação entre CPqDPrev e InovaPrev, desprezando-se o mês de janeiro, em que não existia o InovaPrev, o primeiro plano rendeu 3,13%, enquanto o InovaPrev rendeu 3,16%.

Com relação aos planos Sistel não exclusivos do CPqD, o PBS-A rendeu em abril 2,72% (bem acima dos 3 planos do CPqD), enquanto o PAMA surpreendeu e rendeu 3,04%, pois só possuir aplicações em renda fixa.
No acumulado do ano, o PBS-A rendeu 4,46% e o PAMA 7,14%, ambos acima da meta prevista para os 4 primeiros meses de 2014, que é de 4,19%. Alias, estes dois planos da Sistel são os únicos que encontram-se nesta situação privilegiada.
Esperamos que os resultados da Sistel, no tocante aos planos do CPqD, melhorem nos próximos meses.

Fonte: Vida de Aposentado em Telecom

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA SISTEL NO PRÓXIMO DIA 30 PODERÁ DEFINIR O FUTURO DO PAMA E DO SUPERAVIT DO PBS-A

Dois importantes assuntos, que afetam diretamente os participantes dos planos PAMA e PBS-A, estarão em pauta na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, dia 30/05:

  • Apresentação da Telebras a respeito da metodologia utilizada para calcular e concluir que tem direito a 68% do superavit do plano PBS-A, conforme já divulgado;
  • Demonstração, pela auditoria contatada pela Sistel, da situação financeira do plano PAMA e seu aditivo PCE.

Conforme este Blog vem afirmando reiteradamente e em primeira mão, há quase um ano, a situação do PAMA, somente mediante uma simples análise de seus Relatórios de Desempenho dos últimos meses, demonstra estar crítica e possivelmente periga ao esgotamento de suas reservas em poucos anos, caso recursos de soma não sejam injetados a curto prazo no plano, opinião esta que não é compartilhada pela maioria dos dirigentes de nosso meio.

Infelizmente são poucas as fontes de consulta, disponíveis pelos participantes, para ter-se a certeza desta conclusão, porem espera-se que os resultados a serem apresentados na reunião possam esclarecer de uma vez por todas a real situação do plano.
Até hoje, os participantes só tiveram notícia de uma única proposta apresentada no sentido de tentar sanar o plano, qual seja, transferir parte ou integralmente o superavit do plano PBS-A ao plano PAMA, de autoria da ASTEL-SP e que aparentemente continha o apoio de algumas patrocinadoras, mas que não obteve repercussão junto as outras Associações e a FENAPAS.
Na semana passada a FENAPAS apresentou uma solicitação à Sistel requerendo que os cálculos a serem apresentados na reunião do Conselho Deliberativo sejam a ela repassados para que também verifique a situação do plano.
Esperamos que as notícias advindas da reunião sejam melhores que as até hoje projetadas e encontre-se uma solução definitiva ao impasse e que satisfaça pelo menos a maioria dos participantes.
O que parece evidente até o momento é que todas as partes envolvidas na questão deverão abrir mão de algo para solucionar o problema.
Aguardemos os resultados.
Fonte: Vida de Aposentado em Telecom