Anotações da Reunião do Conselho Deliberativo da Sistel de 27/02/2015

A reunião do Conselho Deliberativo foi extensa, com longas apresentações sobre Auditoria Interna, demonstrações contábeis e apresentação do Relatório de Administração 2014, demonstrações atuariais de 2014 e planos de custeio de 2015, avaliação das metas da diretoria de 2014 e proposição das metas de 2015 e análise do processo de gestão de Gestores de Investimento.

Também foram apresentados itens de natureza informativa, destacando-se a explanação sobre o PAMA por Empresa de Assessoria contratada. Foi apresentado também o resultado da pesquisa de satisfação dos participantes, o Relatório de Desempenho da Sistel e abordado o status do processo eleitoral dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Algumas informações que anotadas:

- O valor dos benefícios mensais em 2014 foi de R$ 42 milhões.

- Os Ativos dos planos administrados pela SISTEL somam R$ 14,728 bilhões.

SUPERÁVIT

Nas demonstrações sobre o superávit do PBS-A a SISTEL  observou que o superávit em 2013 zerou interrompendo a sequência de 3 anos, deixando de ser obrigatória a sua distribuição. Entretanto, o Atuário contratado(Gazzone da Gama Consultoria) esclareceu que o que vale é o resultado acumulado dos 3 anos e que, portanto, sua destinação também é obrigatória. Assim sendo, temos mais uma distribuição obrigatória a ser realizada em 2015.

Na avaliação atuarial destaca-se o desempenho do PBS-A, que teve um resultado muito bom.

Na opinião do Atuário a PREVIC deve chamar a Sistel para ver porque a distribuição do superávit não está avançando.

No PBS CPQD, o resultado de 2014 cobriu o déficit existente.

ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO

Estava também na pauta dos assuntos a serem deliberados a  ALTERAÇÃO REGULAMENTO do PBS-A. Foi entregue uma manifestação dos 3 Conselheiros eleitos (Alexandre, Cleomar e Ezequias) com sugestões de outras alterações que são efetivamente necessárias e que não foram abordadas pela Sistel, como por exemplo, o enquadramento na Lei 6435/1977, resguardando os direitos adquiridos dos Participantes, bem como a exclusão de diversas cláusulas que se referem a planos (abertos)com a adesão de novos participantes, ao contrário do PBS-A que é um plano em extinção (fechado), sem a inclusão de novos participantes desde a sua criação.

PAMA e PCE

Na apresentação da Empresa que fez o diagnóstico do PAMA (sem separação do PCE) observou-se aquilo que já sabemos: a situação financeira do PAMA é bastante frágil. O resultado não poderia ser outro ficando caracterizada aquela conhecida situação em que se contrata alguém para saber que horas são e este alguém pega seu relógio e diz as horas e vai embora levando o relógio.

Alguns dados anotados:

– 40,5% dos gastos referem-se a INTERNAÇÕES (A Sistel disse que é de 65%).

- R$ 16.361.939,00/MÊS DE GASTOS EM 2014 (21,4% ACIMA DE 2013)

- R$ 484,00/MÊS de gastos per capita.

A Empresa contratada fez um estudo de mercado consultando 7 empresas operadoras de planos de saúde. Nenhuma delas aceitaria a massa do PAMA devido à faixa etária.

A Empresa, na apresentação, comentou que, em sua opinião, vai chegar o dia em que o Bradesco Saúde irá dizer que não se interessará mais pelo PAMA.

A Empresa fez algumas recomendações:

UNIFICAR A OPERAÇÃO (apenas o BRADESCO),

OXIGENAR O PÚBLICO USUÁRIO,

ALTERAR O CONTRATO DE COBERTURA PLENA PARA APENAS HOSPITALAR,

CONTRATAR EMPRESA QUE FAÇA AUDITORIA MÉDICA E ACOMPANHAMENTO DAS INTERNAÇÕES.

Um fato a destacar: Na apresentação da pesquisa de satisfação, os números não demonstram a insatisfação que julgamos que exista, principalmente em relação ao PAMA e PCE, mas podemos verificar que um decréscimo sensível no Grau de Satisfação.

PAMA e PCE Satisfação Geral
2011 2012 2013 2014
PAMA PCE 93,3 93,8 94,3 88
D % +0,54% +0,53% -6,68%
PAMA 87,6 84,8 84,7 80,2
D % -3,2% -0,01% -5,3%

Nenhum índice está abaixo dos 80%. Creio que é hora das Associações alertarem seus Associados para que as respostas às pesquisas sejam criteriosas, para que reflitam a real situação da satisfação dos usuários.

Fonte: Site da Fenapas

SISTEL INFORMA O PASSO A PASSO PARA VOTAR NOS CANDIDATOS AOS CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL

Brasília, 2 de Março de 2015
Caro(a) participante/ assistido,

Confira o passo-a-passo de como votar pela Internet ou pelo Telefone, nas Eleições Sistel 2015, no período de 16 a 25 de março de 2015.

Como votar pela Internet

Antes de iniciar o processo de votação, conheça os candidatos no portal Sistel (www.sistel.com.br) clicando no banner ”Eleições Sistel 2015″. Anote os seus respectivos números para Conselho Deliberativo (07) e Conselho Fiscal (13) e tenha em mãos também a sua senha de votação, enviada previamente pelos Correios. Agora é só seguir o passo-a-passo abaixo para votar pela
Internet.

1 – Acessar o Portal da Sistel (www.sistel.com.br) e clicar no banner “Eleições Sistel 2015”.

2 – Clicar no botão “REGISTRE O SEU VOTO”.

3 – Clicar no botão ”CLIQUE AQUI PARA VOTAR AGORA”.

4 – Digite o seu CPF (com 11 dígitos); Digite a sua senha (com 7 dígitos); Confirme o número aleatório que surgir na tela; e Clique em ”ENTRAR”.

5 – Será exibida a cédula de votação com os candidatos da sua região. Marque agora os seus candidatos para o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal e, em seguida, clique em “VOTAR”.

6 – Na tela de confirmação, serão exibidos os candidatos selecionados por você. Digite novamente a senha de votação e clique em ”CONFIRMAR OS VOTOS”.

- Se desejar corrigir o seu voto, basta clicar em ”CANCELAR E RETORNAR À CÉDULA”.

- Após clicar em ”CONFIRMAR OS VOTOS”, surgirá na tela a mensagem “Seus votos foram computados com sucesso. Agradecemos a participação.”

Se em algum momento do processo de votação surgir dúvida ou problema que impeça a sua conclusão, entre em contato conosco pela Central de Relacionamento Sistel.

Como Votar pelo Telefone

Antes de iniciar o processo de votação, conheça os candidatos no portal Sistel (www.sistel.com.br) clicando no banner ”Eleições Sistel 2015″. Anote os seus respectivos números para Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal e tenha em mãos também a sua senha de votação, enviada previamente pelos Correios. Agora é só seguir o passo-a-passo abaixo para votar pelo telefone.

1 – Ligue grátis para 0800 283 1676.

2 – Depois da mensagem de saudação, digite pausadamente o seu CPF (com 11 dígitos).

3 – Quando solicitado, digite a sua senha (com 7 dígitos).

4 – Digite agora o número (07) referente ao seu candidato para o Conselho Deliberativo.

5 – Digite agora o número (13) referente ao seu candidato para o Conselho Fiscal.

6 – Aguarde para ouvir a mensagem com a confirmação dos números e dos nomes dos seus candidatos.

7 – Para confirmar os seus votos digite 5.
Para corrigir os seus votos digite 6.

- Se desejar CORRIGIR o seu voto, digite 6.

- Se desejar CONFIRMAR o seu voto, digite 5 e aguarde até o fim da mensagem “Seus votos foram registrados com sucesso. A Sistel agradece a sua participação.”

Se em algum momento do processo de votação surgir dúvida ou problema que impeça a sua conclusão, entre em contato conosco pela Central de Relacionamento Sistel.

Cordialmente,

Comissão Eleitoral

PORTAL www.sistel.com.br CENTRAL 0800 887 7005
No Estado do RJ, não esqueçam, votem em

 07 (Burlamaqui) e 13 (Girão)!